Duvide! Números da Covid-19 entre estado e municípios não batem

Publicado originalmente em Duvide! por Heloísa Serrão e Kennidi da Silva. Para acessar, clique aqui.

Há subnotificações em  vários estados dos país. Esse fato distorce os  números de acompanhamento da Covid-19, fazendo com que os dados das secretarias municipais e estaduais não batam.

Além disso, existem muitos casos que não são notificados. De acordo com os dados do Painel IETU/Unifesspa, é provável existir uma subnotificação de pelo menos 24 mortes em Rondon do Pará.

Com a atualização retroativa, feita pelo Ministério da Saúde, isso muda o entendimento sobre quantas pessoas morreram em um determinado período. Essa constatação implica que há diferenças no número de vítimas em um determinado tempo entre a divulgação inicial e o saldo atualizado. O Ministério da Saúde afirma que esse atraso entre o dia da morte do paciente e a inclusão do óbito no balanço oficial se dá devido à demora no processamento dos resultados de exames. A pasta só é notificada por estados e municípios após a confirmação dos testes de laboratórios, que podem ficar prontos dias após a morte dos pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste