Donald Trump invocou a Insurrection Act para manter o poder? COAMOS

Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.

Postagens virais nas redes sociais em todo o mundo afirmam falsamente que o ex-presidente Donald Trump invocou a Lei da Insurreição de 1807 para enviar soldados americanos para policiar as ruas dos EUA. Isso não é verdade. As postagens infundadas chegaram aqui no Brasil e ganharam força após a violação do Capitólio dos EUA na semana passada e deixou cinco mortos, incluindo um oficial da Polícia do Capitólio.

Postagem viral se espalha no mundo todo e em várias traduções

Não confirmação de nenhuma fonte oficial, incluindo departamentos estaduais relevantes, legisladores, militares ou a própria Casa Branca. No final de dezembro de 2020, o ex-conselheiro de segurança do presidente Michael Flynn sugeriu que a lei também poderia ser usada para ajudar a reverter a eleição, mas isso acabou não prosseguindo.

Jenna Ellis, consultora jurídica sênior de Trump, também rejeitou a proposta, sugerindo que seria inconstitucional. Ela escreveu no Twitter:

Traduzido Twitter de Jenna Ellis. Foto/Reprodução: Twitter

O que é a Lei da Insurreição?

De acordo com essa Lei, as tropas só podem ser enviadas para um estado americano pelo presidente se o governador ou a legislatura estadual assim solicitar. Outra disposição da lei, no entanto, descreve que, em certas circunstâncias limitadas envolvidas na defesa dos direitos constitucionais, o presidente pode enviar tropas unilateralmente.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

Reuters

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste