Como fazer o título de eleitor sem sair de casa?

Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

Fazer o título de eleitor para votar nas Eleições de 2022 é mais simples do que você imagina, e também mais rápido. Isso pode ser feito, de forma gratuita, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma chamada Título Net.

Tal como determina a legislação, quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio para isso, ou vai ficar de fora das eleições que acontecem no dia 2 de outubro. Não deixe que outras pessoas escolham por você o futuro do país: siga o passo a passo nesta matéria e esteja apto a votar.

Como fazer o título de eleitor pela internet?

Para tirar o título de eleitor, bastam três documentos, e você pode fazer de casa mesmo. É tudo muito simples, rápido e gratuito.

Dica: antes de começar o processo, tenha alguns documentos e o celular por perto. Você vai precisar de um comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto e certificado militar. Essa exigência vale apenas para homens que têm entre 18 e 45 anos. LEIA TAMBÉM:  5 Dicas para reconhecer notícia falsa

Com o celular, tire uma foto do comprovante de residência e do documento de identificação (frente e verso). Você vai precisar também fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Confira agora o passo a passo, com todas as etapas bem explicadas:

  • 1) Entre no Portal do TSE (www.tse.jus.br) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”
Série: Saiba como 1B - 18.03.2022

Aí é só procurar o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você vai ter acesso aos principais serviços do título eleitoral.

Série: Saiba como 2 - 18.03.2022
  • 2) No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página).
Série: Saiba como 3 - 18.03.2022
  • 3) Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”.
Série: Saiba como 4 - 18.03.2022
Série: Saiba como 5 - 18.03.2022
  • 4) Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”. 
Série: Saiba como 6 - 18.03.2022
  • 5) Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.
Série: Saiba como 7 - 18.03.2022
  • 6) A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Lembra as fotos dos documentos e da selfie que foram citadas no início desta matéria? É aqui que elas entram: basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo.
Série: Saiba como 8 - 18.03.2022
  • 7) Concluída a solicitação, é só ficar de olho. Você pode acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net (aquela que você entrou para iniciar o processo).
Série: Saiba como 9 - 18.03.2022
  • 8) Quando o processo for concluído, não fique esperando o documento em casa. Afinal, agora é tudo digital. Ao fazer a consulta, você vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

Agora que você já sabe como fazer o título sem sair de casa, compartilhe em suas redes sociais.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste