Comer de três em três horas auxilia no emagrecimento? Entenda mitos e verdades sobre alimentos light

Publicado originalmente em COAR Notícias por Glenda Muryelle. Para acessar, clique aqui.

No Quadro “Saúde sem Desinformação”, a nutricionista e mestranda do Programa de Pós-graduação de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Rafaela Pereira, responde questionamentos mais comuns sobre mitos e boatos de alimentos que emagrecem.

O correto é comer de três em três horas?

Consumir alimentos de três em três horas é um ideal. Pois, o corpo humano vive em constante trabalho para gerar energia e ter bom funcionamento. A partir do momento que se fica um período de tempo longo sem se alimentar pode ocorrer alguns problemas de saúde, como gastrite. Ao comer de forma fragmentada você lida melhor com o processo de emagrecimento, pois ao invés de comer três vezes ao dia em grandes quantidades irá comer mais vezes ao dia, mas em pequenas quantidades. Mas se a pessoa sofre com a compulsão alimentar e faz o consumo de alimentos seis vezes ao dia irá comer de forma totalmente exagerada durante essas vezes e ter um efeito inverso, como engordar um pouco mais e de uma forma não saudável.

Para emagrecer, é necessário cortar os carboidratos?

Mito. Os carboidratos são importantes fonte de energia, além de serem essenciais para o organismo humano. Existem casos em que a pessoa tem dificuldade em emagrecer devido ao alto ou moderado consumo de alimentos ricos em carboidratos, mas isto só pode ser analisado e confirmado com o teste genético. Uma opção alternativa é o consumo de carboidratos integrais ao invés de cortá-los da alimentação. Na forma integral, ele vai ser rico em fibras, que possuem vários benefícios. Um deles é a questão da saciedade. O alto consumo de fibras faz com que seja ingerido uma maior quantidade de líquidos (além da água), para que se tenha as funções desejadas.

Alimentos diets e lights são sempre mais saudáveis?

Mito. Nem sempre são os mais indicados. O produto diet é retirado de uma substância de sua composição, normalmente o açúcar, mas pode ser também o sal ou a gordura. No alimento light, é reduzido em 25% um elemento de sua composição. O produto diet e light terá menos calorias do que o produto comum, mas essa diferença não será grande.

Deve-se ter cuidado ao analisar o rótulo desses alimentos. Pois, acontece principalmente em refrigerantes diets que se faz a retirada total do açúcar, mas no lugar disso é acrescentado mais sódio e conservantes que podem trazer outros prejuízos. Eles também não são indicados para crianças sem deficiência nutricional, já que elas têm o gasto energético diferente dos adultos. E os déficits energéticos desses alimentos pode ocasionar prejuízo no crescimento da criança.

Arroz com Feijão engorda?

Mito. Quando você faz esse consumo de forma exagerada pode sim acarretar em um ganho de peso indesejado, mas o consumo normal no dia a dia não fará engordar de forma indesejada. O arroz com feijão por si só não faz engordar, o certo é fazer o seu consumo de forma moderada, comendo apenas uma quantidade que supra sua necessidade calórica por dia ou refeição, além de consumir junto com eles alimentos naturais, como verduras. Um outro cuidado deve ser com a com as preparações, por exemplo, o alto uso de óleo, temperos industrializados e carnes gordurosas (Como no caso da feijoada).

É correto cortar frutas por conta da quantidade de açúcar que elas possuem?

Mito! Faça isso apenas se houver um problema de saúde o impeça de realizar tal consumo. É comum as pessoas acreditarem nisto, porque algumas delas possuem um alto índice glicêmico, porém as frutas também têm fibras que auxiliam o processo digestivo. As frutas são alimentos ricos em vitaminas e devem ser consumidas diariamente. É importante que as pessoas consumam de forma integral, utilizando também as cascas e o bagaço. Por exemplo, a laranja é recomendável para pacientes com diabetes, pois irá auxiliá-los na regulação do índice glicêmico. O contraindicado é o suco, já que as fibras são jogadas fora e possuem uma alta concentração da fruta.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste