Bolsonaro vence Lula na região Nordeste em todas as pesquisas? COAR analisa publicação de Ciro Nogueira

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Equipe da COAR

Conteúdo verificado: Em entrevista a jornalistas, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), fez declarações envolvendo a disputa entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo comando do executivo federal na eleição deste ano.

Onde foi publicado: Instagram

Conclusão: COANDO – Em análise

Ciro publicou as afirmações nesta sexta-feira, 26, em seu perfil oficial no Instagram. A gravação foi feita durante evento, no Rio de Janeiro, com empresários. Nogueira aparece respondendo a questionamento de alguns repórteres. Um deles pergunta por que o mandatário acredita numa reviravolta do presidente da República em termos de intenção de voto, isso fazendo referência à disputa direta com Lula.

“[…] Ele já ultrapassou o presidente Lula no Sudeste, no Sul ele já está bem à frente, no Nordeste ele já tem muito mais votos do que na eleição passada. Está à frente no Norte, no Centro-Oeste […]”, diz o senador licenciado.

Nossa reportagem se deteve, aleatoriamente, a duas pesquisas, de empresas diferentes, para analisar as declarações.

O Instituto Datafolha, por exemplo, mostrou, em levantamento divulgado há 4 semanas, que Jair Bolsonaro cresceu no Nordeste, passando de 19% das intenções de votos, em junho, para 24%, em julho. Não foi possível encontrar pesquisa destacando um maior crescimento do presidente (candidato à reeleição) na região com relação ao pleito de 2018.

Ainda segundo a pesquisa do Datafolha, no Sudeste, Lula tem 43% das intenções de voto. Já Bolsonaro passou de 29% para 28%. No Centro Oeste/Norte, onde a diferença entre os candidatos é menor, Lula mantém 42%. Bolsonaro oscilou de 36% para 37%. No Sul, os candidatos possuem a seguinte pontuação: Lula 41% e Bolsonaro, 34%.

A pesquisa ouviu 2.566 eleitores nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras.

Se levarmos em consideração um levantamento feito pelo PoderData e sobre o cenário virtual para um possível segundo turno entre os dois, o panorama muda um pouco, mesmo assim nem todas as declarações feitas por Ciro Nogueira se confirmam.

No cenário geral de 2º turno, Lula marca 50%, contra 38% de Bolsonaro. Quando se observa os dados separados em cada região, os resultados são diferentes, de acordo com o PoderData.

Luiz Inácio Lula da Silva ganharia, na região Nordeste, com 34 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro: 62% a 28%.

No Sudeste Lula registrou 45% das intenções de voto, contra 42% de Bolsonaro. Já no Sul o petista somou 46% e o presidente da República, 38%. Os dois cenários, portanto, mostram um empate técnico entre os dois. Ainda segundo o PoderData, Lula hoje venceria no Centro-Oeste por 54 X 34%. Bolsonaro, no Norte, por 55% X 37%.

Os dados foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022, em 317 municípios, e divulgados no dia 12 do mesmo mês. O registro no TSE é BR-06550/2022. O instituto ouviu 3.000 pessoas nas 27 unidades da federação.

Alcance da publicação: O material analisado pela COAR, até o final desta checagem, havia obtido 2.716 curtidas e 255 comentários.

Faz-se necessário destacar que é difícil até para o Tribunal Superior Eleitoral contestar levantamentos de intenção de voto, já que a maioria dos institutos, senão todos, adota metodologia científica diferente para as coletas de dados.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste