Associado da ABPEducom aborda projeto sobre cinema e Educomunicação em evento de educação

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

O educomunicador, associado da ABPEducom e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Rafael Gué Martini, levou a Educomunicação para o IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), evento online que ocorreu entre os dias 23 e 27 de agosto. Ele ministrou minicurso e apresentou artigo científico, ambos baseados no programa de extensão Educom.Cine, desenvolvido pela Udesc.

O projeto, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública em Florianópolis (SC) desde 2015, promove práticas pedagógicas educomunicativas que integram a comunidade escolar e interessados do entorno. Os participantes do Educom.Cine produzem programas de TV infantojuvenis, no qual a alfabetização midiática e informacional (AMI) é estimulada através de oficinas integradas de roteiro, som, captação, animação, montagem de bonecos e edição. Nesse contexto, os participantes têm espaço e voz para fortalecer o conhecimento coletivo local de forma autônoma e solidária. Atualmente, o projeto se encontra na sua 7ª edição.

Durante o congresso, Martini ministrou o minicurso “Educom.Cine – Audiovisual, Educação e Cidadania”, desenvolvendo oficinas com exercícios práticos de produção de vídeos a partir de recursos tecnológicos básicos, com a finalidade de ressaltar maneiras em que a comunicação pode ser utilizada a serviço da solidariedade e da cidadania.

A metodologia e dinâmicas presentes no Educom.Cine também foram objeto do trabalho “Educar com Comunicação, Tecnologia e Aprendizagem”, apresentado por Martini. A pesquisa foi baseada em estudo de caso qualitativo sobre o programa. Os dados vieram da realização de grupos focais com estudantes e entrevistas com profissionais envolvidos. Entre os resultados, foi verificado o potencial da Educomunicação em associar o saber do uso da tecnologia e a produção de conhecimento com a melhoria da vida do sujeito e da sociedade.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste