Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo disponibiliza transcrições de lives de Jair Bolsonaro

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a empresa Google, disponibiliza 99 transcrições de lives de Jair Bolsonaro e 2.987 arquivos de currículos de comissionados com cargos ativos em todos os ministérios –  com exceção da pasta do Trabalho – e em agências reguladoras do governo federal. A publicação foi viabilizada pela ferramenta de inteligência artificial Pinpoint cujo objetivo é identificar automaticamente nomes de pessoas, locais e empresas mencionados em documentos e áudios. No conjunto de 99 transcrições, resultam nomes de integrantes e ex-integrantes do governo, atores políticos de partidos de oposição, celebridades, instituições públicas, empresas jornalísticas e de mídias sociais.

Iniciado em agosto de 2021, o projeto também divulgou documentos da CPI da pandemia e do inquérito 4.828 sobre as manifestações antidemocráticas, assim como arquivos de prestação de contas e relatórios de auditorias da Controladoria Geral da União (CGU), publicados desde 2018. 

Ainda que pensado para auxiliar o trabalho jornalístico, o material está disponível para os demais interessados, desde que associados a contas do Gmail. Para o acesso, recomenda-se o uso de palavras-chave combinadas e a checagem do texto das transcrições que, em alguns casos, possuem erros e trechos incompletos. As recomendações estão detalhadas aqui. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste