As (não) Políticas Culturais é o tema do próximo seminário “Observações”

Publicado originalmente em Observatório da Mídia UFES. Para acessar, clique aqui.

O tema do incentivo às atividades culturais nunca teve tanto espaço nas mídias como nos últimos tempos. E o motivo não foi pelo fato de o governo ter anunciado alguma nova política pública para o setor – o que realmente não aconteceu. O que fez este tema tão importante para a sociedade vir à tona foi a disputa por verbas públicas e apadrinhamentos políticos.

De uma hora para outra, por causa de artistas falastrões, muita desinformação e desprezo pela cultura, a Lei Rouanet e os contratos diretos de prefeituras, passaram a ocupar as manchetes, sem o devido aprofundamento que o tema exige.

Mas este não é um assunto novo. A necessidade e as formas de financiamento da cultura são discutidas desde a antiguidade. E, para tentar colaborar com a qualificação desse debate, a próxima edição dos Seminários “Observações”, em 30 de junho, das 19h às 21h, terá como tema As (não) Políticas Culturais.

A apresentação será do professor Edgard Rebouças, coordenador do projeto de pesquisa “Mutações das lógicas e estratégias nas indústrias culturais e midiáticas”, desenvolvido no âmbito do Observatório da Mídia, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes); e do Centro Interuniversitário de Pesquisa sobre a Comunicação, a Informação e a Sociedade, na Universidade do Quebec em Montreal (Cricis-UQAM).

Para comentar a apresentação e colaborar com suas experiências, foi convidada a gestora cultural Karlili Trindade. Ela é fundadora da Ciclo Escola de Economia Criativa, integrante do movimento Grito da Cultura, mestranda no PósCom-Ufes e organizadora do livro recém-lançado “Gepcult Estudos 2021: Cultura, política, trabalho e democracia”. Também participará como comentarista e com suas experiências o jornalista e produtor cultural Luiz Eduardo Neves; mestre pelo PósCom-Ufes e autor do livro “Transnação Hip-Hop: a viagem do discurso sem fronteiras”.

Participe

O seminário “Observações” será transmitido ao vivo pelo Canal do Observatório da Mídia no YouTube na quinta-feira, dia 30 de junho, a partir das 19 horas. Ele ficará disponível gravado, assim como os demais seminários realizados desde o início de 2021. Aproveite para se cadastrar no canal e ter acesso a dezenas de palestras, aulas, bancas, entrevistas e depoimentos a partir de estudos realizados no nosso Núcleo de Pesquisa e Ação.

O acesso ao seminário é livre e não há necessidade de inscrição. As pessoas que acompanharem ao menos três dos eventos ao vivo, com nome registrado na lista de presença, poderão solicitar certificado de participação.

A ação de extensão Seminários “Observações” teve início em 2009 apresentando e discutindo diversos temas ligados aos objetivos do Observatório da Mídia. Além de reflexões desenvolvidas em torno de jornalismo, publicidade e consumo, mídias e direitos humanos, televisão, rádio e redes sociais digitais. O “Observações” também recebeu convidados externos em edições especiais. Os principais destaques foram o secretário-geral do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, Joseph Chittilappily, em 2010; o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon; a cineasta Estela Renner, em 2011; o jornalista Audálio Dantas, em 2013; e o adido de imprensa do Consulado dos Estados Unidos, David Fegelson, em 2014.

A proposta dos Seminários “Observações” é a de dar visibilidade e eco a estudos apresentados por pesquisadores e pesquisadoras do Observatório da Mídia em publicações e eventos nacionais e internacionais. Representam, assim, um espaço de posicionamento e publicização de estudos e ações desenvolvidos na Universidade, que normalmente não chegam a um conhecimento mais amplo sobre sua relevância para a sociedade.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste