ABPEducom lança livro sobre políticas públicas e formação profissional em Educomunicação

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

Recém-publicado pela ABPEducom, o livro digital “Trajetórias da Educomunicação nas políticas públicas e a formação de seus profissionais” é o terceiro da série de publicações derivadas do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, ocorrido entre 12 e 14 de novembro de 2018, em São Paulo (SP). São 43 artigos que abordam os caminhos das práticas educomunicativas e/ou mídia-educativas destinadas a atender crianças, adolescentes, jovens e adultos, no Brasil e no mundo.

A primeira parte do livro reúne temas como análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), reflexões sobre a educação para as mídias, casos de políticas públicas como o programa Imprensa Jovem, da cidade de São Paulo, e experiências educomunicativas em Fortaleza e Rio de Janeiro.

Já na segunda, dedicada à formação de profissionais pela e para a Educomunicação, os artigos passam por assuntos como currículo de cursos universitários, estudos de casos diversos e Educomunicação em organizações.

Disponível gratuitamente, o e-book tem organização de Ismar de Oliveira Soares, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e presidente da ABPEducom, e de Claudemir Edson Viana, professor da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e secretário executivo da ABPEducom

Também resultantes do Congresso Internacional, os dois primeiros lançamentos podem ser acessados no Portal de Publicações da Associação. A próxima publicação que fechará a série está prevista para ser lançada ainda em 2021.

História do Congresso Internacional

Em um dos artigos, de autoria do pesquisador Felipe Schadt, é contada a história do I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, realizado em 1998, também na capital paulista, considerado um dos mais importantes dessas áreas na época. Com o objetivo de explorar as experiências internacionais no campo do uso das tecnologias na educação, o evento trouxe ao Brasil 160 especialistas de mais de 30 países. Vinte anos depois, foi realizado o II Congresso Internacional, que buscou revisitar o evento anterior e apresentar as inovações e avanços alcançados desde então.

Serviço

Livro digital (e-book): Trajetórias de Educomunicação nas políticas públicas e a formação de seus profissionais

Ano: 2021

Custo: gratuito

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste