ABCPública realiza evento sobre a Comunicação Pública em Cenários de Grande Impacto Social

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Qual o papel da comunicação pública em cenários de grande impacto social? Essa é a questão levantada pela ABCpública no evento que será realizado nesta quinta-feira, 28 de abril. O debate visa a discussão em torno da gestão de riscos em tempos de calamidade pública, como aconteceu nas tragédias do rompimento de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019)

O evento acontece na mesma data em que é comemorado o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil é o 2º país do G-20 em mortalidade por acidentes no trabalho.

Pensando nisso, ABCPública propõe o debate da problemática em uma live que será transmitida a partir das 10h. Atenção: Não é preciso se inscrever! Para acompanhar, basta acessar o canal da ABCPública no YouTube.

Neste ano, o evento terá participação da pesquisadora Fiorenza Zandonade Carnielli, que além de integrar o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é integrante ativa do OBCOMP, desde de seu início, ainda em 2015.

A professora estuda como o ponto de vista da comunicação pública tem grande força teórica para analisar as situações de calamidade pública, tais quais nas tragédias de Mariana, causada pela Samarco, e de Brumadinho, causada pela Vale. 

Em sua tese de doutorado, analisou a comunicação estratégica empreendida pelas organizações responsáveis (Samarco, Fundação Renova e Vale) através da observação de 2045 páginas de 14 relatórios publicados por elas entre 2015 e 2020.

“São acontecimentos públicos em que públicos se formam e disputam os sentidos sobre a nova e trágica realidade. Então, comunicação pública é conceito para fazer ver a realidade em situações em que o interesse público é acionado e, sobretudo, disputado por atores com interesses diversos e conflitantes. 

A comunicação cínica é uma formulação importante no estudo para refletir sobre as consequências éticas de uma comunicação que perverte o público e ocupa a racionalidade que orienta o processo comunicacional”, pontua Carnielli.

Para acompanhar o encontro basta acessar o link

Confira a programação completa:
O evento será mediado por Lília Gomes Ferreira, coordenadora da seção Minas Gerais da ABCPública.

Desafios das autoridades públicas em acontecimentos de grande repercussão: conduzida pelo Procurador do Trabalho Geraldo Emediato de Souza, do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais.

A Comunicação nas tragédias de Mariana e Brumadinho: por Fiorenza Zandonade Carnielli, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A professora (Universidade de Caxias do Sul) é autora de tese de doutorado sobre as narrativas das empresas envolvidas nas duas tragédias e a interface com a comunicação pública.

A Comunicação sob o olhar dos atingidos: comentada por Alexandra Andrade, que perdeu o irmão e um sobrinho em Brumadinho. Alexandra é presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho.

Comunicação Pública em situações de emergência: por Thaíse Rodrigues Rocha, capitã do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais e Assessora de Imprensa.

No encerramento, a presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Cláudia Lemos, apresentará “A visão de outras calamidades e a comunicação do Poder Público”.

Quer acompanhar mais materiais da ABCPública, confira o PodCast. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste