A análise do jornalismo em tempos de crise e de desinformação

Publicado originalmente em Observatório da Mídia UFES. Para acessar, clique aqui.

Os Seminários “Observações” retornam neste mês de abril a apresentar trabalhos publicados em revistas científicas pelos pesquisadores e pesquisadoras do Observatório da Mídia. O responsável por esta edição é o professor Rafael Bellan, que teve quatro artigos selecionados para publicação ao longo de 2021. Todos já disponíveis na página do Observatório, assim como outros textos produzidos no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação e Territorialidades (PósCom-Ufes).

Com o tema “Jornalismo, Capitalismo e Conhecimento”, o “Observações” deste mês traz uma espécie de síntese dos artigos Jornalismo e conhecimento da realidade objetiva no século XXI, publicado na revista Comunicação, Mídia e Consumo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Jornalismo em tempos de desmanche: elementos dominantes, residuais e emergentes, publicado na revista Estudos em Jornalismo e Mídia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Jornalismo, hegemonia e produção de sentido: a máquina informacional em estudo(link is external), na Comunicação & Informação, da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Jornalismo e conhecimento em tempos de capitalismo pandêmico: um manifesto à totalidade concreta, em coautoria com Marcos Paulo da Silva (UFMS) e Felipe Simão Pontes (UEPG), publicado na revista Líbero, da Faculdade Cárper Líbero.

O comentarista convidado é o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, Felipe Pontes, e o facilitador do seminário será o professor Edgard Rebouças, um dos coordenadores do Observatório da Mídia.

O seminário “Observações” será transmitido ao vivo pelo Canal do Observatório no YouTube na quinta-feira, dia 28 de abril, a partir das 19 horas. Ele ficará disponível gravado, assim como os demais seminários realizados desde o início de 2021. Aproveite para se cadastrar e ter acesso a dezenas de palestras, aulas, bancas, entrevistas e depoimentos a partir de estudos realizados no nosso Núcleo de Pesquisa e Ação.

O acesso ao seminário é livre e não há necessidade de inscrição. As pessoas que acompanharem ao menos três dos eventos ao vivo, com nome registrado na lista de presença, poderão solicitar certificado de participação.

A ação de extensão Seminários “Observações” teve início em 2009 apresentando e discutindo diversos temas ligados aos objetivos do Observatório da Mídia. Além de reflexões desenvolvidas em torno de jornalismo, publicidade e consumo, mídias e direitos humanos, televisão, rádio e redes sociais digitais. O “Observações” também recebeu convidados externos em edições especiais. Os principais destaques foram o secretário-geral do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, Joseph Chittilappily, em 2010; o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon; a cineasta Estela Renner, em 2011; o jornalista Audálio Dantas, em 2013; e o adido de imprensa do Consulado dos Estados Unidos, David Fegelson, em 2014.

A proposta dos Seminários “Observações” é a de dar visibilidade e eco a estudos apresentados por pesquisadores e pesquisadoras do Observatório da Mídia em publicações e eventos nacionais e internacionais. Representam, assim, um espaço de posicionamento e publicização de estudos e ações desenvolvidos na Universidade, que normalmente não chegam a um conhecimento mais amplo sobre sua relevância para a sociedade.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste